top of page

SOBRE O EVENTO

Desde 2012 a rede de pesquisadores chineses, liderada pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) e pela Social Sciences in China Press (SSCP), vinculados à  Academia Chinesa de Ciência Sociais (CASS), e por acadêmicos latino-americanos, vinculados a Universidades brasileiras, argentinas, chilenas, mexicanas,  tem se reunido para debater temas correntes sobre a relação entre China e América Latina. O primeiro seminário ocorreu em São Paulo, sob patrocínio da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Memorial da América Latina. Em 2013, o evento foi organizado em  Pequim pela SSCP e ILAS. Em 2014, foi organizado no Chile pelo Centro Latino-Americano de Estudos sobre China (CELC), vinculado à Universidad Andrés Bello. Em 2015, o evento foi organizado em Xangai, com o apoio da Shanghai University of Finance and Economics (SUFE). Em 2016, o seminário foi realizado na Argentina, nos Campi das Universidades Nacionais de Córdoba e de La Plata. Em 2017, o evento ocorreu novamente em Pequim.

 

É importante frisar que os parceiros chineses têm aproveitado a organização do Fórum Acadêmico de Alto Nível para incorporar ao debate dezenas de pesquisadores da Associação Chinesa de Estudos Latino-Americanos, oriundos de universidades de Pequim, Tianjin, Hubei, Shanghai, Chongqing, Guangdong, Xian, etc.

 

A reunião de 2018 ocorrerá em Manaus, Estado do Amazonas, Brasil, sob o patrocínio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em comum acordo com a parte chinesa, representada pelo Professor Wu Baiyi (ILAS/CASS) e com o aval da SSCP, definimos que, para além das trocas de experiências acadêmicas nas áreas ligadas às Ciências Sociais, serão incluídos temas sobre a efetiva colaboração entre ambos os lados: científicos, técnicos, políticos, culturais e diplomáticos.

OBJETIVO E PÚBLICO

O evento tem como objetivo geral debater temas científicos, técnicos, políticos, culturais e diplomáticos sobre a relação entre China e América Latina.

O público é composto por Pesquisadores chineses e acadêmicos latino-americanos, vinculados a Universidades brasileiras, argentinas, chilenas, mexicanas. Também é público desse Fórum o Corpo diplomático do Brasil e da China, bem como governantes do Amazonas e Manaus, comunidade acadêmica da UFAM e empresários locais.

bottom of page